22/02/2016

Fábrica de Sá em Ermesinde


Um dos monumentos mais devolutos, mas notáveis, de Ermesinde é justamente mais uma das fábricas que pertenceu ao industrial Manuel Pinto de Azevedo que deixaram de funcionar e que permaneceram abandonadas até aos dias de hoje.

A Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá é um dos complexos industriais mais antigos da cidade e foi adquirida por Manuel Pinto de Azevedo em 1928 juntamente com a Fábrica de Tecidos Aliança de Rio Tinto, tendo como seu primeiro sócio-gerente Amadeu Vilar. Contando com centenas de trabalhadores e destacando-se pela qualidade dos seus artigos, Amadeu Vilar era possuído de tamanhas preocupações sociais, pelo que fez questão de instalar uma cantina e uma padaria exclusiva para os seus operários, além de uma cooperativa de consumo, onde poderiam abastecer-se de bens de primeira necessidade.


Numa época em que o sector industrial tinha a sua maior importância para o desenvolvimento económico do país e em muitos exemplos as grandes fábricas eram um símbolo prestigiante de progresso social e tecnológico, a Fábrica de Sá ganhou um merecido destaque e uma valorização tal que as suas doze (!) companhias seguradoras tinham sede em Londres (passando posteriormente para treze, bem assinaladas durante os anos 60).

A fábrica funcionou até meados da segunda metade do século XX, entrando na época de decadência industrial que ainda hoje marca o nosso território e se destaca pela completa machada na produção têxtil (e não só). Tal como outros complexos fabris abandonados de considerada dimensão, carece de um projeto de requalificação que a aproveite, podendo servir outros propósitos que não apenas a área de serviços ou culturais, já que a antiga Fábrica da Telha foi reaproveitada com o mesmo propósito.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *