15/01/2016

Moradia Nº32 e 36 na Rua de Brás Cubas

Actualmente, a Rua de Brás Cubas é uma das artérias que mais passam despercebidas entre as várias ligações possíveis à Avenida de Fernão de Magalhães e poucos também se apercebem que Brás Cubas é o nome de um fidalgo português nascido em 1507 que fez algumas explorações por sua conta no Brasil, tendo mesmo fundado algumas povoações. Curiosamente, esta rua nem sempre teve o nome deste explorador português do séc. XVI, tendo sido antes, na sua origem e durante uns anos, conhecida por Rua Particular à Avenida Fernão de Magalhães (indicando o seu carácter privado).

Mas o que mais nos chama a atenção nesta rua estreita é história por detrás de uma moradia devoluta – aliás, não deixaremos de frisar que por detrás de cada bem patrimonial esquecido, abandonado, devoluto ou já em fase de ruínas existe sempre uma história por contar. Pois os imóveis do Porto são assim: sempre recheados de história. Esta casa que descrevemos corresponde aos números 32 e 36 e o seu projecto data de 1933, tendo sido erguida entre os finais desse ano e 1934. Não nos parece errado afirmar que está patente uma nítida influência Art Deco – recebeu uma influência severa, mas nítida a partir do corpo central da fachada e dos frisos superiores com uma estilização muito própria da época.

O proprietário que mandou erguer este imóvel chamava-se António de Sousa Ramos e fê-lo com o objectivo de o dividir em duas habitações para dois diferentes moradores. Tudo indica que fê-lo com o propósito de arrendar. O seu arquitecto foi Mário Abreu, um dos arquitectos mais activos do Porto que, em colaboração com Mário Augusto Ferreira de Abreu, durante os anos 30 e inícios dos anos 40 do século XX foi responsável por nos ter legado muitas obras privadas digno de interesse. 

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *