27/01/2016

Farol da Senhora da Luz


Ficamos animados com a intenção de se reabilitar o antigo Farol de São Miguel-O-Anjo (séc. XVI) para continuar a lamentar a depreciação pelo velho Farol da Senhora da Luz da segunda metade do século XVIII.

Compreende-se o facto de estar vedado, uma vez que o local onde se situa ainda pertence à Marinha, colocando este farol na imediata categoria de Património do Estado, estando interdita a aproximação de turistas e curiosos ao espaço. O que não se compreende é não ser motivo de maior estima, pois os sinais de degradação e parca manutenção já são visíveis (esperemos que não piorem).

A história deste farol já é conhecida: Foi erguido segundo o alvará do Marquês de Pombal a 1 de Fevereiro de 1758 no alto do Monte da Luz onde existia já uma capela do século XVII consagrada a Nossa Senhora da Luz. Neste ponto com uma vista privilegiada, do qual é possível visualizar a foz do Douro e uma extensão do território litoral até Espinho, já há muito que se exigia a construção de um farol. O que também não deixa de ser interessante é a descoberta de gravuras rupestres entre os rochedos deste monte, o que indica a presença humana no local desde há tempos imemoriais. 

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *