19/01/2016

Casa Nº541 da Rua de Santos Pousada

No ano em que este pequeno prédio para habitação foi erguido, em 1913, a Rua de Santos Pousada era designada por Rua de S. Jerónimo. E o proprietário responsável pela construção deste prédio foi Salvador Gonçalves Valentim, que contara com o apoio do mestre-de-obras José Maria de Barros, embora se presuma que o desenho seja do proprietário. Mais tarde Salvador Valentim torna-se arquitecto e passa a assinar projectos, sendo responsável por fazer várias alterações na sua casa ao longo dos anos seguintes.

A actividade de Salvador Gonçalves Valentim como arquitecto na cidade do Porto é conhecida e está bem referenciada devido ao seu projecto da magnífica Garagem que corresponde aos os Nºs 140 - 144 - 150 - 156 - 160 da Avenida de Camilo, com uma nítida influência Arte Nova severa da qual se destaca o curioso painel de azulejos no remate central da fachada. Mas como criativo, Salvador Gonçalves Valentim fez mais do projectar edíficios e, em 1929 ergue uma oficina de ourivesaria nesta mesma casa. 

Actualmente o pequeno prédio encontra-se à venda, mas apresenta um estado calamitoso, agravado pela ausência parcial de paineis de azulejos, portas e portadas de janelas degradadas e parte da fachada ocupada por vegetação.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *