26/01/2016

Antiga Fábrica de Molduras “Santos & Irmãos”

Actualmente a Santos & Irmãos é conhecida como a mais antiga fábrica de molduras e douramentos ainda em actividade da cidade do Porto e até de Portugal. Afinal de contas, a data da sua fundação remonta ao ano de 1858.

Todavia, muitos ainda se enganam ao julgar que a Casa Nº470 da Rua do Bonjardim, visível no cruzamento com a Rua de Fernandes Tomás e com a característica montra corresponde ao exacto local onde os ditos irmãos começaram o seu negócio – já se haviam instalado na mesma rua muito antes, mais acima (tendo fundado uma primeira casa de abertura ao público na Travessa das Liceiras). É verdade que esta casa é bastante antiga e ainda não é certo se foi erguida no século XIX ou se data do século anterior, embora seja justo reafirmar que foi substancialmente alterada com o passar dos anos, principalmente no início do século XX, quando a firma decidiu usar a pequena casa para servir de oficina.

Não foram ainda descobertos documentos a comprovar que a Santos & Irmão (era então assim que era designada) se tenham instalado no Nº470 antes dos anos 20 do século XX, tendo intervencionado bastante na casa sobretudo no ano de 1922: Repararam escadas, soalhos e estuques e ainda retiraram todas as divisões da casa, tornando-a mais adequada a servir de oficina. O que é certo é que desde essa época em diante, com o passar das décadas, não deixou de ser uma das casas mais icónicas da Rua do Bonjardim e bem reconhecida pelo mérito do seu trabalho.

A pequena fábrica ainda é icónica, devido ao seu valor histórico – ou assim ainda a consideram alguns; no entanto, tamanho é o estado de desprezo a que chegou, na qual temos de acusar aqui uma situação de semiabandono, tendo-se transformado em mais um imóvel com os rudes sinais de degradação que não poupam sequer os painéis de azulejos que revestem desde há muito a sua fachada.


Nota 1: a Firma Santos & Irmão alega que se trata da mais antiga casa de molduras ainda em funcionamento do Mundo - mas trata-se de uma descrição que não podemos (ainda) comprovar nem sequer pôr em causa - sendo muito provável que seja verdade.

Nota 2: o blogue não pretende pôr em causa o bom nome ou o bom trabalho desta antiga firma cujo trabalho merece ser notabilizado e bem mais publicitado - o caso de uma casa em seu nome cujo estado nos indigna não merece ser confundido com a falta de esforços de uma firma que em todo caso procura sobreviver após décadas de desafios, elevada concorrência e anos de crise.

Nota 3: a perda da Firma Santos & Irmão será uma machadada tão elevada no que entendemos ser um bem patrimonial a proteger - um nome distinto e histórico entre as PME's ligadas à cidade - quanta a perda desta casa, pelo que a equipa Porto Sombrio só tem como único desejo ver as mesmas a manter intactos (ou a reastebelecer, no caso deste imóvel) o seu funcionamento e o seu mérito.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *