20/01/2016

Abandonados entre a Avenida de Camilo e a Rua do Bonfim

Durante anos esta imagem de um prédio influenciado pelas linhas da Art Deco de entradas completamente entaipadas e de um prédio característico com vários painéis de azulejos incomodava com passava pela Avenida de Camilo. Houve até quem julgasse que se tratasse de um único imóvel, mas um olhar mais atento comprovará que são ambos distintos.

Actualmente, o prédio mais devoluto (que na realidade apresenta as suas traseiras para a Avenida de Camilo enquanto a frente principal se situa na Rua do Bonfim) está a ser intervencionado e a sua recuperação irá mudar por completo o cenário com que durante muitos anos nos deparamos. Data da segunda metade do século XIX, mas a sua característica mais notável diz respeito ao espaço onde funcionou a Antiga Tabacaria Veludo – nome pelo qual ficou mais conhecido o prédio – que ocupou os Nºs 84 e 86 da Rua do Bonfim a partir de 1932 segundo vontade da proprietária Maria do Carmo Resende da Silva, que intervenciona neste imóvel de modo a conter uma pequena galeria comercial que ainda hoje lá se encontra. Esperamos que no decorrer das obras de reabilitação que ao menos não sejam removidas as históricas letras da “Antiga Tabacaria Veludo”, relíquia gráfica dos anos 30 do séc. XX.

Já o prédio que se encontra ao lado, que também faz contacto com a Rua do Bonfim mas cuja fachada mais expressiva se encontra virada para a Avenida de Camilo (Nºs 344 – 346), não vai receber uma intervenção tão depressa. Com linhas muito rígidas, mas menos agravadas pelos relevos de flores em betão, foi construído segundo vontade do industrial Manuel Pinto de Azevedo, contando com o apoio financeiro de Carlos Manuel Mendonça de Azevedo Carvalho, com o propósito de arrendar os seus apartamentos. O prédio data de 1932 e o responsável pelo projecto foi precisamente Carlos Manuel Mendonça de Azevedo. Mais tarde, em 1935, o proprietário conta com o arquitecto Leandro de Morais para expandir o conjunto edificado para arrendamento e por sua vontade é erguido o prédio curvo que se situa no canto entre as Ruas do Bonfim e a Avenida de Camilo. Este, pelo menos, não se encontra vazio ou devoluto.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *