18/01/2016

A saída do LAHB Social da Ilha da Bela Vista



Tinha tudo para funcionar bem e acabou por não funcionar. É a isto o que se resume a existência de um Laboratório de Habitação Básica e Social para acompanhar a Reabilitação da Ilha da Bela Vista, o que nos deixa apreensivos.

Há muito que estamos familiarizados e destacamos o notável papel do antropólogo Fernando Matos Rodrigues, um dos maiores especialistas sobre os antigos bairros operários e ilhas (embora semelhantes, não devem ser confundidos) instalados durante o século XIX na cidade do Porto. Poucos se deram a um estudo tão extensivos deste género de habitações e comunidades únicas que estiveram em vias de desaparecer ou que lamentavelmente se degradaram até obterem a actual imagem que temos destes locais – pobres, devolutos, sem as mínimas condições para habitação. No entanto, através do trabalho desenvolvido por Fernando Matos Rodrigues, fomos levados a considerar estes velhos bairros populares e os seus moradores como parte do rico Património do Porto, um património que convinha ser preservado e sobretudo reabilitado para garantir o máximo de qualidade e dignidade para os residentes ainda fiéis às antigas moradas dos seus pais e das suas distintas comunidades (que em muitos aspectos, devido à proximidade entre os vizinhos, ainda são bem mais solidárias do que muitas espalhadas pelos bairros sociais do Porto desenvolvidos durante o Estado Novo e cujo modelo de habitação, infelizmente, ainda não foi inteiramente ultrapassado).

Como fundador do LABH Social – Laboratório de Habitação Básica e Social e no seu acompanhamento no processo experimental de recuperação da Ilha da Bela Vista, equacionando projectos de alunos da Escola Superior do Porto (ESAP), estamos perfeitamente conscientes que Fernando Matos Rodrigues deu um passo importante no sentido de replicar um modelo de reabilitação que futuramente (esperamos) seja aplicado na requalificação das restantes ilhas do Porto. Esse é um aspecto que teremos de frisar dado todo este interesse em menosprezar algo tão importante quanto um LABH Social e o papel de outras disciplinas na área da Reabilitação Urbana. É por isso que lamentamos este afastamento, tão mal-esclarecido, de um verdadeiro profissional e de um valioso meio que ainda podem representar um papel de maior destaque no futuro da requalificação e repovoação do centro da cidade e no debate em torno de um novo paradigma (ainda ausente, mas em meados de ser desenvolvido) para a Habitação Social nos Centros Históricos. 

Fonte:

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *