21/01/2016

A Casa Manoel de Oliveira Já Não Vai Permanecer Abandonada

Há quem a descreva como «Mamarracho» ou «Elefante Branco», tendo passado por um fenómeno similar ao Edifício (Pouco) Transparente em frente ao Parque da Cidade, junto ao litoral, cujo propósito foi debatido durante anos, apesar da despesa gerada e do estrago paisagístico. Felizmente, anos depois, a Câmara Municipal do Porto terá encontrado uma solução que passava pela sua transformação em galeria comercial, arrendando várias parcelas do seu espaço a bares e lojas, mas o mesmo não se poderá dizer da Casa Manoel de Oliveira, cuja função já estava atribuída mas que nunca terá servido o seu propósito.

A ideia desta casa data de 1998 para reunir o espólio do realizador e a sua construção, da autoria do arquitecto Souto Moura, seria concluída em 2003. Mas a partir dessa data a casa permaneceu abandonada. Era o mais novo monumento abandonado da cidade do Porto (e era certo que muitos outros abandonados poderiam ter sido reabilitados para servir o mesmo propósito, mas cada caso é um caso), e o principal motivo deveu-se essencialmente a nunca ter sido formalizado um acordo adequado com a Câmara para uso da casa e uma conduta imprópria do poder local que sempre pareceu mais própria de quem banaliza a cultura e desvaloriza personalidades ilustres da cidade, o que infelizmente resultou naquilo que mais se temia ao longo dos anos – que a Casa Manoel de Oliveira jamais funcionaria como tal ou que acolheria o espólio do cineasta, que acabou por falecer em Abril de 2015.

Seria de esperar que após uma primeira tentativa da Câmara Municipal do Porto para tentar vender o que uma maioria entendeu ser um elefante branco, que a dita casa permanecesse abandonada por bastante mais tempo. Mas esta semana foi anunciada a boa notícia de que foi comprada por Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, para servir de sede para a sua fundação, reconhecendo o valor patrimonial de um edifício de Souto Moura, a sua localização vantajosa e as potencialidades que apresenta enquanto espaço cultural. 

Fonte:

http://www.dn.pt/artes/interior/marido-de-isabel-dos-santos-compra-casa-de-manoel-de-oliveira-para-sede-de-fundacao-4986286.html

http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2016-01-19-Marido-de-Isabel-dos-Santos-compra-casa-Manoel-de-Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *