01/09/2014

Torreões da Quinta dos Castelos


Perto do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, em Vila Nova de Gaia, existe um terreno desaproveitado com um conjunto de monumentos misteriosos que chamam a atenção devido ao ar de mistério que transmitem. Além de uma torre no centro do terreno coberto de mato, existe um pequeno conjunto de torreões que lembra a entrada magnânima de um castelo, virada para a linha de comboio. Na verdade trata-se do que sobreviveu de uma propriedade conhecida na zona por Quinta dos Castelos e, como esta entrada composta de pórtico é composta de três torrões, ou por ser o terceiro elemento evidenciado como "castelo" da quinta, a propriedade também é conhecida por Quinta dos Três Castelos.

Esta construção invulgar nasceu da visão do proprietário Bernardo Soares de Almeida que em 1907 imaginou erguer um muro em betão coberto de ameias segundo o gosto revivalista da própria casa já demolida (no lugar onde hoje está instalado o quartel dos bombeiros e uma escola). 


Custa-nos compreender porque o terreno onde se situa esta curiosa construção nunca foi reaproveitado devidamente ou porque estes torreões de betão se encontram em estado de abandono. Estamos certos que no passado albergou um jardim luxuriante e bem tratado, do qual persistem diversos elementos como uma torre e uma pequena gruta artificial que conteria um lago, ambos vistos através de um elegante portão com gradeamento já enferrujado; hoje é apenas um local de meter medo, inspirando todo o género de mitos urbanos bem conhecidos entre a população local que encara este conjunto de monumentos sombrios apenas com desagrado.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *