06/03/2014

Quartel de S. Brás


São muitos os lugares marcantes do Cerco do Porto que opôs liberais e absolutistas em combates violentos pelo controlo da nossa cidade, entre 1832 e 1833. No entanto, o Quartel de São Brás parece ter sido esquecido como um dos pontos-chave da defesa do Porto pelos liberais, onde efectivamente existiu uma antiga fortaleza consagrada ao mesmo santo, que viria a definir o nome da artéria que é hoje a Rua de São Brás.

Mais tarde, a fortaleza transformou-se num quartel que foi sede dos telegrafistas, tornando-se mais tarde a Casa da Reclusão da 1ª Região Militar no ano de 1963. Em 1993 o quartel foi desactivado pelo Estado-Maior do Exército. A partir desse ano nunca mais foi dada função alguma ao quartel, quase tão esquecido quanto abandonado. Curiosamente chegou a albergar o valioso espólio do Museu de Etnografia do Porto, que proveio de um outro edifício também abandonado − o Palácio de São João Novo, do século XVIII.


Como presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes tentou estabelecer um acordo com o Ministério da Defesa em 1997 para adquirir o Quartel de São Brás e um novo acordo quase foi celebrado em 2001 para que a autarquia tivesse direito à utilização do espaço, mas tal ficou sem efeito. Nesse mesmo ano a Escola Carolina Michaelis sugeriu a instalação do Conservatório de Música no mesmo quartel. Mais recentemente, candidatos à Câmara Municipal do Porto que acabaram por ocupar o cargo de vereadores sugeriram que o quartel fosse utilizado como um espaço cultural, estando ao dispor de músicos/artistas (ora a associações, ora a agentes culturais).

O Quartel de São Brás permanece abandonado e ainda desconhecemos o que lhe reserva o futuro, apesar da notória placa que assinala a fachada do corpo principal do quartel virada para a Rua de São Brás como «Património do Estado». 

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *