25/03/2014

Edifício Nº328 - 334 da Rua do Bonfim


No ano de 1868, o proprietário Serafim Ribeiro apresentou a sua proposta para a construção do actual edifício que ocupa vários números entre o 328 e o 334 da Rua do Bonfim para servir de habitação. Serafim Ribeiro era fiscal e pertenceu à mesa administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Senhor do Bonfim e Boa-Morte. Em 1883, residindo já naquele edifício, pede licença para o acréscimo de um segundo piso com terraço e portais em arco quebrado.

Mais tarde, o conjunto habitacional foi adquirido pelo industrial Manuel Pinto de Azevedo, dono empreendedor da antiga Fábrica de Tecidos do Bonfim, que em 1921 realiza obras de pintura e substitui a telha primitiva (o muro ameado ao lado, que indica uma propriedade que pertence actualmente ao colégio D. Dinis contém azulejos com a descrição "Fábrica do Bonfim Manoel Pinto d'Azevedo"). O edifício permaneceu nas mãos da família de Pinto de Azevedo desde então. Não se destaca apenas pelos portais de arco quebrado do último piso, como apresenta uma fachada coberta de azulejos azuis e brancos em contraste com o vermelho das molduras das janelas e das portadas.

1 comentário:

  1. Olá. Estou a morar na Rua do Bonfim atualmente e me interesso muito pela história e origens dos lugares onde vou. Sabes me dizer onde posso conseguir mais informações sobre a casa onde vivo? Há no porto um centro de arquivo histórico ou algo do tipo?

    ResponderEliminar


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *