01/01/2014

Quinta de Vila Meã


A Quinta de Vila Meã, ou da Mitra, situa-se na freguesia de Campanhã, é de origem remota e já no século XV estava na posse da nobre família dos Vieiras.

Vários registos escritos atestam que a propriedade pertenceu à família dos Vieiras durante muito tempo, até à sua união com a família Araújo. Em 1866, a propriedade foi vendida ao comendador José Joaquim Pereira de Lima. Nos anos 20 do século XX os herdeiros do comendador venderam-na à família Mitra, razão porque hoje em dia é mais conhecida por Quinta da Mitra.


Actualmente a parte edificada apresenta todas as características de uma rica propriedade do século XVIII, onde as linhas do Barroco serpenteiam nos pormenores decorativos da capela da casa. A extensão original dos seus terrenos cobria uma vasta área que hoje é ocupada por estradas e habitações – só para se fazer uma ideia, a propriedade estava compreendida entre a zona da Corujeira e o Monte Escoural, onde se situa a Quinta de Bonjóia.

É o Movimento Terra Solta, com a total colaboração da Junta de Freguesia de Campanhã, que hoje ocupa esta quinta e faz os possíveis para reabilitar e reconverter o espaço para transformá-la na Quinta Pedagógica da Mitra, explorando-a como local de cultivo biológico, respeitando os preceitos de maior coerência e sustentabilidade da agricultura urbana.

1 comentário:

  1. http://portojofotos.blogspot.pt/2013/04/157-campanha-oriente-da-cidade-do-porto.html#links

    ResponderEliminar


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *