16/01/2014

Moradia 653/657 na Rua da Alegria


Actualmente desconhece-se quando foi construída a moradia que ocupa o número 653 e o 657 da Rua da Alegria, uma habitação assimétrica que ao que tudo indica terá sido projectada e erguida na passagem do século XIX para o século XX.

A moradia destaca-se por incorporar em diversos elementos as linhas da Arte Nova que marcaram este período de tempo, sendo mais notórias nos painéis de azulejos decorativos em todas as fachadas, ao nível das padieiras e das cornijas, além das varandas em ferro. O mesmo estilo está presente nas casas geminadas (números 665 e 667) que se seguem, que datam de 1911. Foi precisamente neste ano que a residente Cândida Braz Pereira vendeu a habitação a António Rodrigues Teixeira.

A moradia voltou a mudar de proprietários das décadas, havendo registo que nos anos 20 do século XX foi intervencionada várias vezes pelo residente António Felisberto da Silva, acabando por ser ainda remodelada em 1942. De momento, desconhece-se ainda mais dados que permitam descortinar a sua história e o porquê do seu abandono e avançado estado de degradação, contrastando fortemente a aparência mais colorida das casas geminadas junto da mesma.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *