08/01/2014

Mercado do Bolhão


O Mercado do Bolhão começou por ser uma pequena praça estabelecida no século XIX pela Câmara Municipal do Porto para servir de local de comércio. Essa praça conteve um lameiro atravessado por um riacho que formava uma autêntica bolha de água, que deu origem ao termo “bolhão”, que passou a designar o mercado. Só mais tarde, já em 1914, foi projetado o edifício eclético e monumental, inspirado na arquitectura francesa, que hoje conhecemos como o Mercado do Bolhão, desenhado pelo arquitecto Correia da Silva.

Passaram-se cem anos e o Mercado do Bolhão continua a suscitar todo o interesse. Mesmo as mais variadas alterações das últimas décadas não desvirtuem por completo a magnífica essência que os mais pequenos elementos transmitem. As esculturas clássicas de Mercúrio e Ceres continuam a ser uma alegoria para a Agricultura e o Comércio, os azulejos numa escadaria, referentes ao vinho, dão conta da importância do mercado a nível da promoção regional.



Temos aqui um belo monumento e uma futura praça de comércio tradicional, cuja reabilitação, sendo coerente e equilibrada, marcaria a cidade do Porto, promovendo o que há mais de característico numa cidade burguesa, invicta, que se deixa conduzir pelos melhores preceitos do seu rico passado.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *