02/01/2014

Fábrica Monteiro e Filhos



A beleza das linhas da Arte Nova está sempre à espera de ser (re)descoberta em muitos dos melhores exemplos da arquitectura do início do século XX na cidade do Porto. A fábrica “Monteiro e Filhos”, conforme estaria pintado nos azulejos no topo das fachadas do edifício, é um desses exemplos.

O notável edifício, situado na esquina da Rua de Santos Pousada com o Campo 24 de Agosto, foi desenhado por António Rodrigues de Carvalho em 1914 para João Joaquim Monteiro, para que servisse simultaneamente de habitação e fábrica, com oficina anexa de ourivesaria.

É um edíficio ainda em posse da mesma família e com utilidade. Os estragos vísiveis nas suas fachadas (que carecem de uma limpeza) dizem mais respeito a actos de vandalismo do que propriamente um descuido dos seus proprietários, que mantêm o interesse em recuperar este belo exemplar de arquitectura à sua completa dignidade e à restituição dos seus azulejos originais para uma futura reapreciação do imóvel.

0 comentários:

Enviar um comentário


(Reservamo-nos ao direito de remover opiniões que, repetidamente, contenham comentários considerados ofensivos e descontextualizados.)

Artigos Populares

Envie as suas ideias!

Nome

Email *

Mensagem *